ISAAC NEWTON

O capricorniano que mudou nossa visão do universo

Não há evidências que permitam afirmar que Isaac Newton tenha sido simpatizante da astrologia, pelo menos não da maneira como a entendemos hoje. A frase atribuída a ele sobre o assunto, usada por alguns astrólogos como confirmação do seu interesse, é considerada mais uma anedota do que um fato histórico. Numa conversa com o astrônomo Edmond Halley, que teria feito um comentário depreciativo sobre a astrologia, Newton teria respondido:

“Eu a estudei, o senhor não.” 

As várias áreas de interesse

É importante notar que o contexto exato da conversa não pode ser confirmado e há evidências de que Newton estaria se referindo a seus estudos religiosos, não à astrologia. No século XVII, era comum que intelectuais explorassem diversas áreas do conhecimento. As fronteiras entre ciência e o que hoje é classificado pseudociência, como a alquimia e a astrologia, eram menos definidas. Por isso, além de suas valiosas e revolucionárias contribuições para a física e a matemática, Newton também demonstrou interesse e estudou essas áreas.

Ele foi um filósofo natural, o que hoje chamaríamos de cientista, mas com características próprias da época. Além das matérias já citadas, ele se dedicou também ao estudo da filosofia, astronomia, cabala, magia e teologia. Newton era um grande conhecedor da Bíblia e considerava que todos esses campos do saber poderiam contribuir para o estudo dos fenômenos naturais.

O mapa de um gênio

Seu pensamento, focado em princípios racionais, e seu trabalho, baseado em acurada observação e rigorosa descrição matemática, forneceram as bases para uma metodologia de investigação nos séculos seguintes. Suas contribuições científicas pavimentaram o caminho para uma compreensão do universo baseada em leis físicas, o que é compatível com seu Sol em Capricórnio, signo de elemento Terra.

Isaac Newton - 25/12/1642 // Woolsthorpe - England

Newton nasceu no dia 25 de dezembro de 1642, em Woolsthorpe Manor, na Inglaterra. O site Astro.com, um dos mais prestigiados do mundo, classifica a fonte do horário de nascimento que se circula na internet como C, o que significa que não é lá muito confiável, motivo pelo qual comentaremos apenas os aspectos e as posições dos planetas nos signos, sem falar de ascendente ou de casas. 

Além dos interesses que demonstraria mais tarde, Newton estudava muito latim e um pouco de grego quando era um jovem estudante, o que é compatível com Mercúrio em Sagitário no seu mapa. Aliás, foi nessa época que ele viveu um episódio que o marcaria para sempre. A caminho da escola, foi desafiado e agredido por um colega, maior e mais forte. Mostrando uma fúria até então desconhecidas, ele surrou o adversário e chegou a esfregar seu rosto na parede. Aquilo despertou nele a autoconfiança e a determinação de ser o melhor em tudo o que propusesse fazer. 

O isolamento e as grandes descobertas

Em 1665, quando ele tinha 23 anos, a Inglaterra foi assolada pela peste e muitos estabelecimentos foram fechados, inclusive a Universidade de Cambridge. Newton então volta para sua cidade natal, onde fica isolado na fazenda até 1666, período em que desenvolve trabalhos notáveis na matemática, na óptica, na mecânica e na teoria da gravitação.

O conhecido episódio da maçã teria acontecido durante esse retiro, mas não se sabe se é uma narrativa que foi incorporada à história ou se é realmente um fato e esse homem brilhante realmente intuiu a Teoria da Gravidade observando a queda de uma fruta. O que se sabe é que ele mergulhou nos estudos e fez contribuições valiosíssimas para a história da ciência. Você ainda deve ser lembrar quando estudou a 1ª Lei de Newton, né?

Um temperamento difícil

No final de 1669, ele se torna professor de matemática, mas conta-se que suas aulas eram muito monótonas e que muitas vezes ninguém aparecia, o que está de acordo com a quadratura Mercúrio-Saturno que observamos em seu mapa, que também pode ser associada ao seu receio de tornar públicas suas pesquisas.  Seus experimentos sobre ótica ficaram ocultos por quase 30 anos.

Outro aspecto que está de acordo com sua biografia é Marte em Touro em aspecto harmônico com Sol e Lua e aspecto desafiador com Urano. Newton era habilidoso e persistente e construiu seus próprios equipamentos para pesquisas. Em 1669, ele desenvolveu um equipamento de laboratório de química para estudar alquimia. Depois, como os telescópios de refração da época apresentavam problema de distorção cromática, ele foi o primeiro a desenvolver um telescópio que eliminava o problema. Graças a esse feito, Newton foi eleito membro da Royal Society em 1672.

Embora seu temperamento difícil e sua atitude arredia não facilitassem as coisas. Newton foi se tornando mais admirado conforme seus trabalhos circulavam e passou a acumular prestígio e cargos.  De Diretor da Casa da Moeda e representante da Universidade de Cambridge no Parlamento Constituinte a presidente da Royal Society em 1705. Ele era então um homem poderoso, com muitos admiradores e vários inimigos, o que sempre vem junto com o poder. O fato é que o mundo científico muito deve a esse capricorniano que desenvolveu uma metodologia que todos procurariam imitar ao longo dos séculos.